SEJAM BEM VINDOS!!!


quarta-feira, 27 de abril de 2011

Quando eu morava na roça, oh meu Deus como era bom.
A gente se reunia lá na taipa do fogão.
Mandioca, milho e cana era nosso plantação.
E tudo se resolvia lá na taipa do fogão.
Meu pai sempre nos dizia : "Eu não gosto de fofocas, enquanto papai falava,
mamãe rebenta pipoca.
As vezes vinha um sanfoneiro, eu pegava o violão e muito se divertia lá na taipa do fogão
A vida na roça é dura, aumenta as dificuldades.
Nós um dia resolvemos vir embora "cá pa cidade".
Cheguemos de tardezinha em cima de um caminhão.
Já estava com saudade lá da taipa do fogão.
Apeamos a mudança, pôr as tralhas no lugar.
Enquanto tem luz do dia, é preciso trabalhar.
Às seis horas vão jantar, a comida esfriou,
o meu pai ficou zangado e pra minha mãe olhou.
Foi só ai que percebemos, quando vimos o botijão,
Faltava alguma coisa, era a taipa do fogão.
O tempo foi passando, nóis agora acostumou.
Mas também já descobrimos o tanto que nóis errou.
Agora chega lá em casa, de noite ta tudo mudo.
De alguns trabalham, á noite outros estudam.
Mas a coisa que é pior é a tal televisão. Que saudade
que eu tenho lá da taipa do fogão.
Nóis não sabia as notícias e nem via as novelas,
Não tinha sofá na sala e as roupas eram de flanela.
Mas ficávamos juntinhos, se amando como irmãos.
A família reunida lá na taipa do fogão.

36 comentários:

Maria Auxiliadora de Oliveira Amapola disse...

Bom dia, querida amiga Leninha.

Que lindo texto!!
Me deu saudades... Eu não morava na roça,mas o fogão a lenha, o rádio ligado na sala...

À noite, era todo mundo em volta do fogão, porque naquele tempo, o inverno era frio.
Assávamos linquiça na trempe de ferro.

Quando algum parente vinha da roça, era uma maravilha. Ouvíamos ele contar casos de lá, com aquele sotaque matuto... Bonito demais.

Era como se estivéssemos assistindo um monólogo.
Um teatro real. Eu gostava de observar tudo... Até os trejeitos, enquanto ele fazia o seu cigarro de palha.
Ah... que bom!!

---------------------------------

Muito obrigada pela honra da sua visita, e pelo comentário gentil e carinhoso.

Um grande abraço.
Felicidades e paz.

Anônimo disse...

Boa Noite! Que linda,me
fez recordar de quando
eu era criança,e ia visitar
minha tia que morava na roça,
janelas com tramela,porta com tranca,
bastava,fogão a lenha que delicia,ficar
ao redor se esquentando,junto as minhas
primas e comendo pão caseiro
e tomando café de coador
hoje tudo mudou,
com a modernidade café sem sabor,
verduras e legumes sem sabor.
Peço desculpas se me estendi,mas viajei agora,
lembrei do meu vó com seu chapeu e cigarro de palha etc.
Bjs no core e ótima noite!

Anônimo disse...

Leninha continuando,esse sito era em Iguatemi,
proximo a cidade de Barra Bonita,onde morava
minha tia,lembro de caminhar pelo canivial,
cafezal,era uma delicia,jogar milho para as galinhas,ver os porcos,vacas,que medo eu tinha desses animais correr atras de mim,rsrs
eu era uma menina,primero contato com a roça
etc,tudo era novidade,banho de regador rsrs,
não tinha chuveiro,ir no pomar,era o que eu
mais gostava,e a comida é claro feita no fogão
a lenha...risos
Bjs no core e ótima tarde!

Anônimo disse...

Que pena que nossos comentarios,sumiram amiga!
Então dizia ter viajado,pois me veio a lembrança
da roça,quando pequena eu e minhas primas ficavamos ao redor do fogão a lenha,comendo pão
caseiro e tomando café feito no coador...
Tempo bom,lembro também do meu avo com chapeu e cigarro de palha.Os alimentos eram muito mais saborosos,feito no fogão a lenha,os ovos com a gema bem amarelinha hummm delicia!
As frutas e verdura colhidos da horta,pomar etc.
Portas com tranca e janela com tramela,podia se dormir bem,sem preocupação alguma e acordar com o galo cantando rsrs,amiga adoro lembrar desse tempo que passou.Já que você não importa de eu digitar,vou continuar,os banhos de balde,regador pois não tinha chuveiro rsrs,
e o medo que eu tinha das vacas,porcos,correrem
atras de mim,pois era uma menina,primeiro contato com a roça rsrs,tudo era novidade,gostava mesmo era das frutas do pomar e da comida feita no fogão a lenha,esse sito
ficava em Iguatemi,interior de São Paulo,proxímo
a cidade de Barra Bonita.
Obrigada Leninha pela atenção,aos poucos vou falando mais de mim,tenho tantas histórias
para contar,umas alegres,outras triste.
Que fazem parte da nossa caminhada,vida!
Todos temos uma história para contar,só muda
o endereço...risos,expressão de carinho!
O tempo é o melhor amigo...até mais bjs queridona,espero não ter te aborrecido.
Amo esse espaço e essa familia virtual,
que para mim parece real.

Anônimo disse...

Amigos são como o vento:
Às vezes perto,
outras longe,
mas eternos
em nossos corações
Passando para desejar uma
ótima noite querida amiga Leninha!
bjs e até mais...
Obrigada!

Anônimo disse...

Olá Leninha,aqui em sampa
também caiu bem a temperatura,
acho que o frio chegou pra valer amiga!
Que bom que você gostou da receita feita
com lentilhas,agora no frio cai bem...
Você ja viu as outras receitas postadas desde
mes janeiro - fevereiro - março - abril até essa do mês de maio,qualquer duvida me fala ok
Bjs no core,fiquei muito feliz com sua visitinha
no meu Cantinho Forno Fogão,seja bem vinda sempre que puder.
Obrigada!Adoro seu espaço,me sinto bem nele!

Paz e luz para humanidade....

Anônimo disse...

Olá !Leninha,obrigada pelo carinho.
faça e depois me conta rsrs
Bjs no core e linda tarde queridona!

Paz e luz para humanidade...

Anônimo disse...

Boa tarde querida Leninha,
que surpresa boa,chegou a mensagem
amiga...tomara que as mensagens
não sumam!Adoro seu espaço!
Receba o meu carinho e forte abraço
Paz e luz para humanidade

Anônimo disse...

Passando para desejar um lindo final de semana!
Receba o meu carinho e forte abraço...
Leninha querida,seja bem vinda sempre que puder
Cantinho Forno Fogão...
Obrigada!

Anônimo disse...

Espalhe por todos a alegria,
que vive dentro de você.
Seja sua alegria contagiante e viva,
a fim de expulsar a tristesa de todos,
os que o cercam.
A alegria é uma tocha de luz que deve
permanecer sempre acesa,iluminando todos
os nossos atos e servindo de guia aos que
se chegam a nós!
Li e gostei compartilho com você
Bjs no core...

Anônimo disse...

Leninha querida amiga,
você é muito gentil,
te amodolo e gosto muito do seu
espaço,transmite paz,amor,carinho,amizade!
Obrigada linda noite e fim de semana
bjs no core

Anônimo disse...

Olá Leninha,obrigada pelo carinho,
rsrs aceito o convite porque não
um chá virtual!Vocês são muito
simpáticas...bjss no core!
Fica muito bom amiga e tem a opção
da massa escura ou clara,e bolacha
recheada a escolher o sabor...
Ótima noite Lindona!!!

Anônimo disse...

Boa noite!Leninha querida,
obrigada pelo carinho!
Cantinho Forno Fogão,
viu que pratica rabanada,
fica uma delicia amiga,
bjs no core...

Anônimo disse...

Passando para desejar uma ótima
noite Leninha querida,e com esse
friozinho,só mesmo um fogão a lenha
para aquecer,ai que saudades da roça,
vamos de cházinho mesmo rsrs
bjs e obrigada pela atenção e carinho!

Anônimo disse...

Boa noite Leninha querida!
Obrigada pelo carinho Cantinho Forno e Fogão,
também adoro esses docinho de festa,
que percepção da sua sogra,é uma benção
exemplo para muitos...Devo me ausentar
essa semana amiga,vou viajar,quando voltar
entro em contato,nao se preocupe amiga!
Bjs e linda noite e semaninha

Anônimo disse...

Leninha querida,que bom pode ajudar,
tenho outras receitas praticas,pode
também ralar beterraba,ou adiconar brócolis no
arroz ou milho de latinha etc...
Obrigada pelo carinho,te amodolo amiga Especial!!!
Bjs no core e linda noite...

Anônimo disse...

Leninha querida obrigada pelo carinho,
no Cantinho Forno e Fogão...
Seja bem vinda sempre que puder
amiga,te amodolo,
bjs no core e linda noite
e semaninha!!!

Anônimo disse...

Passando para desejar boa noite,
que frio queridona,agora chegou mesmo!
Só um chá bem quente ou chocolate quente
para esquentar rsrs
Paz e luz para humanidade
Só o amor constrói...risos,
expressão de carinho!
Amigo é coisa pra se guardar,
dentro do coração,
assim falava a canção!
bjs no core Leninha querida!

Anônimo disse...

Boa noie Leninha querida,
gostei da brincadeira!
Muito obrigada...
Hum com banana da terra deve ficar muito boa,
valeu a dica amiga,(arroz cubano)

Vivo num céu estrelado onde vocês,
me acomapaham,bjs no core e linda
noite Leninha!!!
Paz e luz para humanidade...

Anônimo disse...

Olá!Leninha,já estava com saudades
amiga querida,obrigada pelo carinho
seja bem vinda sempre que puder!
bjs no core e linda noite e semaninha.

Anônimo disse...

Leninha querida passa no meu blog
e pegue seu selinho...
(beijos no coração)
E linda tarde!
Devo sair de ferias daqui,
uns 15 dias...abração
e ótima tarde amiga!!!

Anônimo disse...

Que legal Leninha querida,
bom descanso e só alegria,
adoro o Mar!
Ótima noite amiga linda!
bjs
Paz e luz para humanidade...

Anônimo disse...

Querida Leninha,com certeza pela
intensidade do querer bem!
Boas Férias para você também,muitas alegrias!
Em breve estarei de volta,com novas receitinhas
para todos e também vou postar o passeio ok
Humm que delicia esses perfumes obrigada!
Amo a natureza e tudo que nela existe...risos
beijos no core e divirta-se e descanse bastante.
Te amodolo amiga!!!

Anônimo disse...

ESTOU DE VOLTA AMIGAS(OS) QUERIDOS!!!
cheguei hoje, foi tudo de bom!
Bjs e boa noite a todos[;)]
obrigada pelo carinho e lindas mensagens...risos
A SAUDADE BATEU FORTE LENINHA QUERIDA
PAZ E LUZ PARA HUMANIDADE

Anônimo disse...

Leninha passando para
desejar boa noite!
Que idéia brilhante Tim & Tim
queridona,junto as amigas do coração!
O amor é energia que da vida...
Receba o meu carinho e Forte Abraço

Anônimo disse...

Leninha querida,li e gostei,
compartilho com você amiga!
Linda tarde,noite e semaninha,
bjs no core

HÁ COISAS BONITAS NA VIDA



Mas, bonitas são as coisas vindas
do interior de cada um, as palavras simples, sinceras e significativas.

Bonito é o sorriso que vem de dentro,
o brilho dos olhos, o beijo soprado...

Bonito é o dia de sol depois da noite
chuvosa ou as noites enluaradas
de verão em que quase todos passeiam...

Bonito é procurar estrelas no céu
e dar de presente ao amigo,
amiga, namorado, neto...

Bonito é achar a poesia do vento,
das flores, do mato, dos animais
e das crianças.

Bonito é chorar quando sentir vontade e deixar as lágrimas rolarem sem
vergonha ou medo de crítica.

Bonito é gostar da vida e
se deixar viver de um sonho.

Bonito é ver a realidade da vida,
sem nunca ser extremista,
e acreditar na beleza de todas as coisas.

Bonito é a gente continuar sendo
gente com G maiúsculo
em qualquer situação, principalmente
nos momentos de dificuldade.

Bonito é você ser você...
nesta bonita vida...!!!

(Autora: Letícia Thompson)

Anônimo disse...

Leninha querida obrigada pelo
carinho,no Cantinho Forno e Fogão.
Você é muito especial para mim
amizade linda!
Ótima noite amiga...risos

Anônimo disse...

Não desista nunca

Sempre há muitos desafios, surpresas, tristezas e alegrias…
A vida é feita assim, às vezes nos deparamos com situações que nos afligem, nos fazem sentir medo e até mesmo chorar, mas saiba que a cada momento da vida, cada lágrima caída, cada sorriso dado, está tudo anotado no diário de Deus.
E pode ter certeza que nem um segundo Ele esqueceu de anotar, anotou suas lutas, seus choros, mas com um detalhe,
Ele não esqueceu de anotar o dia de sua vitória!
Não desista de teus projetos e sonhos porque antes mesmo deles serem projetados por você, já foi projetado e anotado por DEUS!
Não desista nunca, porque no Ágape Deus é amor, portanto Deus é Ágape ( amor sem limites, amor doação total, amor generoso, amor que nos encoraja a nunca desistir ).
Um forte Ágape!
Boa noite amiga querida,
abração Leninha...

Anônimo disse...

Minha oração é felicidade.
minha intenção é felicidade.
Ser feliz é objetivo seu e meu.
Lute em cada instante seu
para ser feliz ser e continuar.
Quando feliz dor não há.
Palavras retiradas do livro,
(Felicidade o Deus nosso de cada dia)
Ed. Saraiva Alfredo Assumpção
Bjs Leninha querida e ótima noite
Paz e luz para humanidade...

Anônimo disse...

Boa tarde Leninha querida,
você é um doce de pessoa,muito
linda,e suas palavras me emocionam!
Estamos nesse mundo para levar
palavras de conforto,alegria,carinho,amizade etc
Tenha sempre com você meu ombro amiga!

Li e gostei Encontrando Deus pela
Felicidade,Mais ainda Vivo...

O mais importante não é saber qual a sua religião ou de onde você vem,e sim que você é exatamente igual a mim,um ser humano que quer a felicidade,e não o sofrimento,
palavras retirada do livro FELICIDADE o Deus nosso de cada dia!(Ed.Saraiva-Alfredo Assumpção)

Receba o meu carinho e Forte Abraço

Anônimo disse...

Leninha querida boa noite!
Fico muito feliz em encontrar
você no meu cantinho,com palavras
tão carinhosa amiga!
Sucesso sempre e só alegria!
Linda noite e fim de semana...
Paz e luz para humanidade
Obrigada,bjs no core!

Anônimo disse...

Boa tarde!Leninha,querida amiga,
então estou aprendendo alguns
pontos ai postei os que eu fiz,
obrigada pelo carinho no
Cantinho Forno e Fogão.
Linda semaninha!beijos!
Melhoras para Ariel,espero
que ela esteja recuperada,
lambidex para ela.

Paz e luz para humanidade

Anônimo disse...

Leninha obrigada pelo carinho,presença,fico muito feliz!
Em encontrar seus recadinhos...
Você é muito especial amiga querida!
Paz e luz para humanidade
bjs e linda noite e fim de semana

Anônimo disse...

Oi Leninha querida,
obrigada pelo carinho,
te amodolo amiga linda!
bjs e boa noite e semaninha...

Anônimo disse...

Queridona linda primavera para
todos nos,com muita cor,amor,paz!
Bjs no core Leninha querida...

Anônimo disse...

Bommmmmm dia Leninha querida!
Fico muito contente que gostou
da torta de amora,depois me conta
amiga ok
Lindo fim de semana
e bjs de amora
Paz e luz para humanidade
obrigada!
Seja bem vinda sempre que puder ok