sexta-feira, 16 de setembro de 2011
Homenagem do google ---Albert von Szent-Györgyi Nagyrápolt
Albert von Szent-Györgyi Nagyrápolt (Budapeste, 16 de Setembro de 1893 — Woods Hole, 22 de Outubro de 1986) foi um fisiologista húngaro, naturalizado norte-americano.
Recebeu o Nobel de Fisiologia/Medicina de 1937, por descobrir e documentar a vitamina C como catalisador.
Em 1917 casou-se com Kornélia Demény. Seu avô e seu tio materno eram professores de anatomia na Universidade de Budapeste, e por isso logo que entrou na universidade matriculou-se no laboratório de anatomia. Em 1914, no início da Primeira Guerra Mundial, foi mobilizado e serviu na frente italiana e na russa, ao término da guerra completou seus estudos e iniciou trabalhos em farmacologia e eletrofisiologia. Suas pesquisas iniciaram no Instituto Rockefeller sobre respiração celular, ciclo de Krebs. Num primeiro momento também descobriu uma substância redutora nas células que mais tarde veio a nomeá-la como ácido ascórbico, observou também que esta possuía uma atividade anti-escorbuto.
Em 1937 é galardoado com o Prémio Nobel por suas pesquisas relacionadas com a vitamina C. Já em 1938, iniciou pesquisas com a contração muscular e descobriu a miosina, actina e ATP. Quando os fascistas controlaram a política húngara, Szent-Györgyi ajudou vários amigos judeus. Foi perseguido pela polícia de Hitler e deixou a Hungria como fugitivo da Gestapo. No pós-guerra retornou à Hungria e tornou-se chefe do departamento de bioquímica da Universidade de Budapeste, foi eleito membro do parlamento e ajudou a restabelecer a Academia de Ciências. Em 1941 teve um segundo casamento com Márta Borbíró, com quem teve uma filha.
Em 1947, descontente com o comunismo no seu país, foi para os Estados Unidos para dirigir a pesquisa no Instituto de Pesquisa Muscular, em Massachusetts. Em 1956 obteve a cidadania norte-americana. Já nos EUA desenvolveu pesquisas sobre câncer, aventou a possibilidade dos radicais livres fazerem parte da gênese do câncer. Pesquisou ainda física quântica e descreveu o termo sintropia.
Fonte: Wikipédia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
11 comentários:
Que legal, Leninha! Para mim estas pessoas sim é que deveriam compor o mundo festejado das celebridades. Os valores da nossa sociedade são muito esquisitos mesmo, não é? Quem não tem absolutamente nenhum currículo, ganha muito dinheiro, prestígio e não contribui com absolutamente nada para a humanidade. Abraços. Paz e bem.
Leninha,fiquei mesmo pensando por que tantas frutas na imagem do Google de hoje!...rss...adorei sua pesquisa e foi muito bom conhecer mais sobre esse grande descobridor da vitamina C!Bjs,
Nunca tinha ouvido falar deste senhor e, não há dúvida, que lhe devemos muito.
Tem um lindo fim de semana.
Beijos,
Nina
P.S. Também adoraria ter-te perto.
Loooongos papos, altíssimo astral!
Também não tinha ouvido falar dele antes... Leninha também é cultura!
Bom fim de semana amiga!
Beijos,
Jú!
Querida, desculpe a minha ignorância. Não recordo de ter ouvido falar deste senhor. Bem haja, pela partilha. Fiquei mais rica.
Bjito amigo e uma flor.
Sempre coisas ótimas aqui!
Sabe que hoje, quando abri o Google, vi as imagens e fui ler um pouquinho... Mas agora li tudo! rss
Acho super legal o jeito Leninha de ser... Antenada, informada e sempre divulgando coisas bacanas!
Um beijooo, amigamada!
Olha só Leninha, vivendo e aprendendo.
Aposto como ele não ficou milionário como o Ronaldinho Fenômeno, ou o Kaká...
Triste mundo esse nosso que valoriza tão pouco quem nos ajuda tanto.
Adorei conhecer esse cientista e agradeço a você esse momento cultural.
Beijos querida, é sempre um prazer vir aqui e também receber você por lá.
bom domingo!
Leninha,
OLha que ignorância minha. Eu vi essa imagem no Google, e fiquei pensando, no que tinha a ver essa laranja, mas não me aprofundei.
Muito bacana, linda homenagem!
Obrigada por nos presentear com tão lindo texto.
Ah a dor de cabeça no corpo todo, já está passando..kkk
Tenha um lindo Domingo. Beijos
Oi Amiga, é lendo seu blog que aprendo muito. Não conhecia Albert von, o Google anda sempre homenagem grandes nomes.Desejo um belo domingo, com encantada semana. Beijo grande!
Smareis
Sempre uma Leninha atenta às pesquisas que se usufruem mas que por serem menos divulgadas pouco sabemos da sua proveniência.Super fixe Querida Leninha.
Continua na tua pesquisa...e partilha minha querida!
Ah! e na presença de um belo chá sim!
Diz à nossa querida Chiarello!
Beijo na alma
Minhadoceamiga,
O tio agradece. É poesia de quem sabe muito da vida. Afinal, hoje com 92 anos ainda escreve.
É trista sim, mas é também verdade...não nos deixemos arruinar, sorrindo para a vida! Assim como tu, minha querida!
Tiras fotos do teu lindo sótão!
Bjissssssssss
Postar um comentário