SEJAM BEM VINDOS!!!


quinta-feira, 8 de março de 2012

RECEBI POR EMAIL E DEDICO A TODAS AS AMIGAS QUERIDAS


MULHER, ESTILO DE VIDA
Faustino Vicente *
A destinação do mês de março para a justa comemoração do Dia Internacional da Mulher, nos dá a oportunidade de destacar os avanços que as mulheres conquistaram   em todas as atividades humanas.“Eu criei um estilo para o mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas o “estilo Chanel”.Não há nada que se assemelhe.Sou escrava do meu estilo.Um estilo não sai da moda;Chanel não sai da moda”.Não resta dúvida que, Gabrielle Bonheur “Coco” Chanel (1883-1971), revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19.Foi com ousadia, criatividade e empreendedorismo que esse verdadeiro mito do mundo fashion legou à mulher contemporânea um novo estilo de vida. Ela viveu décadas à frente de seu tempo.

Apesar das  mulheres terem quebrado barreiras,ultrapassado fronteiras e vencido limites nas carreiras,a novela ainda terá muitos capítulos.Os desafios do dia-a-dia são representados pelo machismo,assédio sexual e moral,salários inferiores aos dos homens,dupla jornada de trabalho,constrangimento nos coletivos urbanos e violência no lar, fatores inibidores ao desenvolvimento pessoal e à dignidade humana. A felicidade pode estar na “habilidade cirúrgica” em harmonizar o papel junto à família que a envolve, com o exercício da profissão que desenvolve. A mulher, mais do que o homem, tem investido em educação formal e informal.

As pesquisas mercadológicas despertaram a percepção do mundo dos negócios para as necessidades mais prementes da mulher ampliando o espaço do produto que mais seduz a  mulher contemporânea - a praticidade. A diversidade de ofertas nos shopping centers,,os produtos alimentícios semi-preparados nos supermercados,o delevery,as facilidades via Internet, e a maior disponibilidade de serviços domésticos, fazem parte da receita especial do  “poupa tempo feminino.”  Do glamour da celebridade à ternura da maternidade, é a comportamento da mulher a fonte inspiradora das tendências do mercado  consumidor.

O fantástico desenvolvimento, científico e tecnológico, tem provocado freqüentes  e radicais transformações reservando o sucesso sustentado aos que tiverem a capacidade de adaptação à realidade. Algo análogo aos princípios da teoria evolutiva do naturalista britânico, Charles Robert Darwin (1809-1882). Senso de organização,planejamento,controle do (escasso) orçamento do lar e a simpatia no relacionamento interpessoal, fazem parte da receita vitoriosa da mulher,seja ela dona de casa ou astronauta da Nasa.

Entre as causas do avanço feminino no mundo dos negócios destacamos o seu mérito pessoal, a escalada do desemprego que atingiu a massa trabalhadora masculina, o sonho da independência financeira e o desejo natural de assegurar melhor qualidade de vida à família. Foi fundamental a convicção de que poderiam desempenhar, com a mesma eficácia e dignidade, tantas outras atividades laborativas como as que sempre executaram no lar - as quais nunca abandonaram. Todos esses sonhos, não foram suficientes para que perdessem a capacidade de se indignar,e agir,na busca incessante de metas comunitárias: sociedade mais igualitária socialmente, mais justa economicamente e mais fraterna.

O essencial, para homens e mulheres, é a consciência de que somos da mesma natureza e que as nossas diferenças (não são divergências) fazem parte da pluralidade de valores indispensáveis à edificação de uma sociedade sem preconceito, sem discriminação e sem violência – chagas sociais – que delatam o desrespeito a princípios sagrados de cidadania.Um simples olhar na carreira de mulheres bem-sucedidas nos revela que, além da competência técnica,da conduta ética e da habilidade eclética elas  possuem  determinação de  alpinista, garra de lenhador e sensibilidade de jardineiro, o que nos leva prazerosamente a concluir, que as belas estão se tornando cada vez mais “feras”.

*Faustino  Vicente  - Consultor de Empresas e de Órgãos Públicos e Professor – e-mail:  faustino.vicente@uol.com.br –  Jundiaí (Terra da Uva)
 

15 comentários:

Ani Braga disse...

Olá Leninha querida


Lindo texto e uma homenagem verdadeira.

Beijos e feliz dia das mulheres.

Ani

Nice Bacchini disse...

Ficou ótimo o texto, e concordo com ele quando diz que somos da mesma na natureza, homens e mulheres... Feliz Dia Internaciol na Mulher..
bjss

Sandra Puff disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Toninho disse...

Legal voce compartilhar esta bela mensagem Leninha.
Meu especial abraço com admiração.
Beijo amiga.

Ivani disse...

Leninha, que o dia de hoje seja muito especial!!!

Feliz Dia das Mulheres!

Boa Noite!

Beijos minha querida,fica com Deus!

O meu pensamento viaja disse...

Feliz dia para ti, querida.
Beijo da Nina

lis disse...

Obrigada Leninha pela homenagem e pelas flores.
Gostamos muito de sermos paparicadas todo dia , um dia em especial melhor ainda , nesse dia somos mães, amigas, rainhas, namoradas, amantes, que beleza!rs
Faustino Vicente que o diga com um texto que fala dos avanços que todo o mundo presenciou.E que ele lindamente declara e eu confirmo:
Somos mais que belas, somos feras! rs
Obrigada Leninha,muitos dias lindos pra ti.
com abraços

Ivani disse...

Leninha querida,que o seu final de semana seja muito feliz!!

Beijos,fica com Deus

chica disse...

Belíssima homenagem,Leninha.Obrigadão!
Ótimo fds,beijos,chica

Ivana disse...

Leninha
Linda homenagem, somos merecedoras, um super beijo!

casa de fifia disse...

olá leninha
esse texto è lindo.
e que seja escrito por um homem..
nos mulheres è que devemos nos conscientizar do nosso valor.
mas enquanto uma parte já fez isso,tem uma grande maioria que rema ao contrario.
bom fim de semana
bacione

Ivani disse...

delicia ler um texto tao lindo escrito por um homem.
e a ultima frase resume tudo o que sempre pensei. Essas mulheres além de lindas estao se trnasformando em feras...muito bom.
beijos queridona, estou sem computador, pra variar, mas vez ou outra dou o ar da graca! rsrsrs
bom fim de semana.

Maria Luiza disse...

Leninha
Uma maneira linda de homenagear as mulheres, que teve um dia especial mais que merecido. Parabéns a todas as mulheres batalhadoras do mundo!
Beijos e ótimo domingo

Ivana disse...

Passando para lhe desejar um bom finalzinho de domingo e uma semana repleta de paz e alegrias, bjo grande!

ONG ALERTA disse...

Mulheres sáo guerreiras, lindo.
Beijo Lisette.