SEJAM BEM VINDOS!!!


sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Festival de gastronomia de Tiradentes




Por diversas vezes já falei aqui sobre Tiradentes,cidade do interior de Minas Gerais,cantada em prosa e verso por poetas,cantores e escritores e que é,na minha modesta opinião, uma das mais belas do meu estado natal.Esta é uma cidade mágica onde se viaja no tempo e se sente mergulhar na História.

  Esta semana está acontecendo o Festival de Gastronomia na cidade e isto significa uma verdadeira orgia de sabores e saberes,com a presença dos mais conceituados chefes do Brasil e de alguns nomes de peso da gastronomia internacional.

Hoje o Programa Bom dia Brasil contou um pouco deste Festival,que movimenta a cidade ,trazendo turistas de toda parte,trazendo burburinho e alegria a estas ruas tão sossegadas em dias de semana normais.

Passemos à reportagem:

 Comida mineira é sucesso no Festival de Gastronomia de Tiradentes O costume em Minas Gerais manda que as refeições devem ser fartas. Pode comer à vontade, em Tiradentes, excessos são permitidos.
 
Sucesso de público e de crítica também é a comida mineira - em cartaz, até domingo, no Festival de Gastronomia de Tiradentes. E surgiram novos ingredientes no cardápio. Na cidade de arquitetura colonial, turistas têm um saboroso motivo que também faz valer a visita. “A gente sempre acaba comendo muito aqui”, disse uma mulher.
Os turistas pedem, e os chefes atendem. Eles sempre dão um jeito de inovar. Em um prato, a carne serenada com manteiga de garrafa acompanha ora-pro-nobis crocante, pirão de farinha com legumes.
“Entra na nossa memória buscando os sabores, não se esquecendo dos sabores da mãe. Eu entendo como comida simples. Beleza, gostosura, sem frescura”, destaca a chefe de cozinha Beth Beltrão.
A tradição também tem seu lugar. O costume em Minas Gerais manda que as refeições devem ser fartas. Pode comer à vontade, em Tiradentes, excessos são permitidos.
“Isso é um parque de diversão. Você não tem hora para entrar e nem hora para sair na cidade mais linda do Brasil. Essa cidade maravilhosa, com toda a serra de São José, o ar puro”, comenta a artesã Janes Ribeiro.
A beleza é vista de qualquer ponto da cidade. A serra ainda pode ser desvendada em uma caminhada de 12 quilômetros. Após duas horas andando, é possível chegar ao mirante do Morro do Gavião bem a tempo do espetáculo que vem do céu. Os últimos minutos de luz colorem o horizonte.
“O privilégio de poder parar, esvaziar a mente, dar um tempo da rotina e contemplar a natureza, a beleza, e estar perto de Deus, sim, eu sinto isso”, destaca a artesã Luciana Braga.
A noite chega com um brilho intenso. Quem avista Minas das alturas vai ter para sempre essa lembrança.
 


9 comentários:

O meu pensamento viaja disse...

Leninha, querida, vim ouvir o "Pássaro de Fogo" e encontro este belíssimo texto, um convite aliciante, uma proposta irrecusável.
Pudesse eu...
A primeira vez que visitei o Brasil, já há muito tempo, fiz o Rio e Minas. Tudo está já muito longínquo na minha memória. Adorava voltar.
Quem sabe, um dia, os astros se conjungam e eu posso realizar este sonho?
Fique bem, linda.
Nina

P.S. E Ariel, como está?

Caca disse...

E para quem não conhece, para-se em São Jão Del Rey, pega-se a maria fumaça e faz um passeio de uns trinta minutos até Tiradentes e esbalda-se neste festival que já ganhou o mundo. Abração,Leninha. Paz e bem.

Smareis disse...

Leninha, ja passei por Tiradentes pra conhecer, e fiquei encantada com a beleza das construção antigas, a comida é um delicia. Eu adorei.Festival de Gastronomia ai deve ser mesmo orgia de sabores.Minha querida desejo um ótimo fim de semana cheio de coisas maravilhosa. Obrigada pelo carinho! Beijo grande!

Smareis

Luna Sanchez disse...

00:25 e teu post me deixou com fome...rs

Um beijo.

Lucinha disse...

Leninha,

Vou lhe contar uma coisa, mas não conta pra ninguém:não existe comida melhor nesse mundo que a comida brasileira, principalmente a mineira.
Gostei dessa frase da Chef de Cozinha:
"Eu entendo como comida simples. Beleza, gostosura, sem frescura”.
Eu fui à Tiradentes há muitos anos atrás, e nunca vou me esquecer dessa cidade tão linda.

Amei o post!

Obrigada pelo seu carinho lá no face. Os meus amigos brasileiros e familiares ficam mexendo comigo o tempo todo, você reparou?kkk Eles são terríveis. Isso nos faz ficar mais próximos.

Beijos

casa de fifia disse...

quem me dera pudesse chegar ai em duas horas de carro!!!
adoro a cozinha mineira, alias adoro todas as cozinhas!!!
a verdade é que adoro comer heheheh
ai os meus pneuzinhos!!
bom inicio de semana

baci

Anônimo disse...

ai ai ai... 8 e meia da manhã e meu estômago disse: quero essa comidinha mineira!!!

Leninha, comida mineira é meu ponto fraco, rsrs como diria minha irmã "amodolo"...rs

amiga, fiquei mais animada ainda em me organizar pra conhecer Tiradentes... ah... esqueci que já fui pra Lavras também, no casamento de uma amiga, e fui pra São Tomé das Letras num final de semana... eita que tá aumentando meu conhecimento pelas Minas Gerais... agora já são 5 cidades...rs

beijos no coração!

Su.

chica disse...

Leninha, não conheço Tiradentes mas pelo que vejo é linda e esse festival, tudo de bom!


Um beijo,obrigado pelo carinho e já estás nos blogs amigos do novo...beijos,linda semana,chica

Rosane Castilhos disse...

OI QUERIDONA!!!!
SABE QUE TENHO UMA VONTADE LOUCA DE CONHECER MINAS, SEMPRE ME ENCANTEI COM ESTAS BELEZAS DESTE LUGAR, DUA HISTÓRIA, SUA COMIDINHA E SEU POVO QUE PERECE SER MUITO ESPECIAL!!!
BEIJINHO E UMA LINDA SEMANA!