SEJAM BEM VINDOS!!!


segunda-feira, 20 de junho de 2011

A LENDA DO MARACUJÁ

A Flor do Maracujá Composição: Catulo da Paixão Cearense

Encontrando-me com um sertanejo, Perto de um pé de maracujá, Eu lhe perguntei: Diga-me caro sertanejo, Porque razão nasce branca e roxa, A flor do maracujá? Ah, pois então eu lhi conto, A estória que ouvi contá, A razão pro que nasci branca i roxa, A frô do maracujá. Maracujá já foi branco, Eu posso inté lhe ajurá, Mais branco qui caridadi, Mais brando do que o luá. Quando a frô brotava nele, Lá pros cunfim do sertão, Maracujá parecia, Um ninho de argodão. Mais um dia, há muito tempo, Num meis que inté num mi alembro
                                                                                                            Si foi maio,si foi junho,Si foi janeiro
ou dezembro
 Nosso sinhô Jesus Cristo, Foi condenado a morrê, Numa cruis crucificado, Longe daqui como o quê, Pregaro cristo a martelo, E ao vê tamanha crueza, A natureza inteirinha, Pois-se a chorá di tristeza. Chorava us campu, As foia, as ribeira, Sabiá tamém chorava, Nos gaio a laranjera, E havia junto da cruis, Um pé de maracujá, Carregadinho de frô, Aos pé de nosso sinhô. I o sangue de Jesus Cristo, Sangui pisado de dô, Nus pé du maracujá, Tingia todas as frô, Eis aqui seu moço, A estória que eu vi contá, A razão proque nasce branca i roxa, A frô do maracujá

10 comentários:

Ivani disse...

Oi Leninha, já conhecia a lenda mas não me lembrava mais.
É linda mesmo. E o modo de contar também é perfeito.
Boa noite para você, amiga.
beijos

Celia Maria Pedretti disse...

olá, venho lá do BLOGUEIRA UNIDAS, para conhecer seu blog e trabalhos, parabéns são lindos! Estarei sempre por aqui apreciando as novidades e comentando, pois estou te seguindo. Fica o convite para você conhecer o meu e quando estiver por lá deixe seu recadinho, fico muito contente com isso.

grande abraço,
http://celiarteartesanatos.blogspot.com

Aleatoriamente disse...

Leninha , é mesmo linda essa lenda.
E a flor é um SOL.
Passei para te deixar um bom dia amada.


Beijinho.
Fernanda

Anônimo disse...

Amiga querida, essa lenda é linda... e o curioso é que em inglês o maracuja tem o nome de passion fruit, que é fruta da paixão, sempre relacionei a Paixão de Cristo mesmo...

Beijos amiga, agora vou lá no seu jardim tomar um cházinho...rs

Su.

Ani Braga disse...

Oi Leninha querida,

Lindo!!!
Mas hoje estou aqui pra te agradecer pelas doces palavras no meu Blog e te dizer que o sentimento de querer estar aqui é meu também...
Costumo dizer que tem pessoas que nascem especiais e vc é uma delas. E Deus me deu a chance de ter vc em meus caminhos...

Um grande beijo
Ani

Helena Chiarello disse...

Não achava essa postagem no "dez leis" porque tava aqui... rsss

Mas foi bom demais, assim conheci aquele espaço tão bonito e adorei o que encontrei lá!

E adorei essa postagem também! Catulo é sempre um presente e essa lenda é maravilhosa! Não a conhecia...

E fiquei super feliz por vc ter gostado da "minha" flor de maracujá... Fiz a foto no jardim aqui em casa. Na próxima floração vou fazer mais algumas, adorei o resultado! rss

Um beijo grandão, Leninhamada!

Anônimo disse...

Eu sou mineiro , conheço, vou copiar e colar em uma foto para minha cunhada que mora no RJ e tirou uma foto da flor de maracujá na casa dela. Muito bom esse " causo". Deve ter origem em Minas rsrsrsrsrs. Dei uma passeada pelo seu blog e achei muito legal, muito bom . MAZOLA, Juiz de Fora, MG

Unknown disse...

HELLO.
I LOVE THE EXOTIC FRUITS. CAN YOU GET ME SOME SEED THIS PASSION

Anônimo disse...

Muito linda a história e também a escrita Leninha, gostei muito!

Unknown disse...

Sou apaixonada pelas flores do maracujá. Conheço a lenda. É linda.